Biomecânica é uma grande aliada no treino de musculação

Biomecânica é uma grande aliada no treino de musculação
Publicado 7 anos atrás em Blog

A musculação apresenta diversos benefícios aos seus praticantes justamente por trabalhar com os músculos e estimular seu crescimento e força, além dos benefícios estéticos tipicamente buscados pelos praticantes de musculação, a modalidade apresenta efeitos na saúde também: controle da pressão arterial, do diabetes, do câncer, do HIV, da obesidade, além da melhora do perfil lipídico, da percepção da qualidade de vida, dos aspectos emocionais, da força muscular, entre outros são apresentados em estudos que envolvem o treino de força muscular.

André Finamor Licenciado e bacharelado em educação física, pós graduado em fisiologia do exercício e prescrição do treinamento, musculação e condicionamento físico, cursando nutrição, o personal trainer vai dar dicas de treino e tudo que você precisa saber para aperfeiçoar seus treinos e obter mais resultados.

Biomecânica é uma grande aliada no treino de musculação

Os conhecimentos em biomecânica, aplicadas no funcionamento do corpo humano, são inclusive bastante úteis para criar treinamentos que sejam benéficos ao corpo e que consigam trabalhar suas estruturas de forma mais apropriada a alcançar os objetivos desejados sem correr riscos de criar lesões.

As pessoas acham que os exercícios que geram o efeito do treino. Na verdade, não é o exercício que faz isso. O exercício não gera a hipertrofia. O que está relacionado à hipertrofia são as séries, repetições, amplitudes, velocidades, entre outros fatores que estão atrelados na biomecânica com a fisiologia, quando se quer hipertrofia para cada grupo muscular deve ser realizado em média de 9 a 16 séries. “O fato de não ter exercícios diferentes no treino não significa que o resultado não vai vir”.

André Finamor
André Finamor

Biomecânica: Erros comuns na prática dos exercícios

Existem erros que podem ser atribuídos a todos os exercícios e devem ser considerados durante o treinamento:

1) A excessiva velocidade durante a execução do movimento (mesmo durante o aquecimento). Recomenda-se que a velocidade seja controlada.

2) Sobrecargas acima da condição física do praticante o que pode comprometer a correta realização dos movimentos

3) Amplitude reduzida, que pode ser consequência de sobrecargas excessivas. Acredita-se que para o desenvolvimento da força e hipertrofia, toda amplitude articular deve ser utilizada. Existem momentos dentro do planejamento que podemos utilizar amplitudes parciais, entretanto não devem ser realizadas por períodos extensos, lembrando que a diminuição de amplitude leva ao aumento da sobrecarga levantada, aumentando também o estresse articular

4) Imitação dos movimentos de atletas. Muitas vezes observamos nas academias alunos tentando realizar os treinos de atletas com muitos anos de experiência. Embora saibamos que tais atletas tenham atingindo excelentes ganhos com tais rotinas, generaliza-las para alunos menos experientes ou iniciantes de erros comuns.

conclui-se que após uma avaliação, conseguimos prescrever a periodização do aluno respeitando os limites e as necessidades, visando sempre o objetivo desejado de cada um, é necessário o cuidado e observação para que não ocorra nenhuma lesão nos treinos até que haja uma adaptação neuromuscular e propriocepção na atividade física.

André Finamor

Telefone

(11) 9.9766-4851

Endereço

Formafit - Av. Prof. Carvalho Pinto, 330 - Centro, Caieiras - SP, 07700-210

Fale Comigo

Personal

André Finamor
CREF: 097498-G/SP